De saudoso meio de transporte, o bonde passou na última década à
marca turística da cidade e principal atração do Centro Histórico, que encanta
moradores e visitantes. No dia 23 de setembro de 2011,
completou 11 anos da volta do veículo e comemora-se o Dia do Bonde, a prefeitura apresentou os projetos do Bonde com Café e do
Museu do Bonde, que vão valorizar e qualificar ainda mais os atrativos da
linha turística e reforçar a revitalização do Centro Histórico e do Valongo.
Santos tem no Museu Vivo de Bondes 12 veículos: seis em circulação e o restante em restauro. São modelos brasileiros, portugueses, italianos, escoceses e norte-americanos doados pelos vários países e instituições nacionais e restaurados por profissionais especializados da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego).
marca turística da cidade e principal atração do Centro Histórico, que encanta
moradores e visitantes. No dia 23 de setembro de 2011,
completou 11 anos da volta do veículo e comemora-se o Dia do Bonde, a prefeitura apresentou os projetos do Bonde com Café e do
Museu do Bonde, que vão valorizar e qualificar ainda mais os atrativos da
linha turística e reforçar a revitalização do Centro Histórico e do Valongo.
Santos tem no Museu Vivo de Bondes 12 veículos: seis em circulação e o restante em restauro. São modelos brasileiros, portugueses, italianos, escoceses e norte-americanos doados pelos vários países e instituições nacionais e restaurados por profissionais especializados da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego).
O acervo em operação na linha turística conta com dois carros portugueses
da cidade do Porto, um italiano, o ‘Baleião’, o reboque fabricado em Santos e o escocês de n° 38 doado pela Associação Brasileira de Pre-servação Ferroviária. Outro escocês está na Praça das Bandeiras, no Gonzaga, servindo como
posto de informações turísticas. O escocês aberto n° 32 está em fase final de restauro. Aguardam o mesmo processo mais um modelo italiano de Turim;
o bonde Gilda, de Nova York; o Votorantim, que circulou no interior do Estado; e outro português do Porto.
Para manter a rede santista de bondes em funcionamento, a CET formou
duas equipes especializadas em restauro e manutenção dos carros.
“Hoje, esses profissionais são referência no assunto. Conseguimos aliar
materiais de última geração às características originais dos bondes para garantir a eficiência e a segurança”, diz o engenheiro Marcos Rogério
Nascimento, responsável pela manutenção.
Fotos: Arquivo Fams, Francisco Arrais, Marcelo Martins.
A ética em primeiro lugar!
Fotografias de livre circulação,
desde que conceda ao autor os devidos créditos.
Postagem de João Manoel (Equipe Litoralbus)
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desde que conceda ao autor os devidos créditos.
Postagem de João Manoel (Equipe Litoralbus)
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