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domingo, 28 de agosto de 2011

Technibus 96


 MERCADO AQUECIDO IMPULSIONA 
LANÇAMENTOS DE ÔNIBUS
 IRIZAR

Novos faróis com Driving Light em LED.
Nova iluminação interna e externa em LED
 VOLVO APRESENTA 
NOVO CHASSI COM MOTOR DIANTEIRO
 Chassi B270F



A Volvo Bus se rende à pressão dos empresários e lança no mercado brasileiro o primeiro chassi de ônibus com motor dianteiro. Com este novo veículo, denominado de B270F, a montadora sueca amplia o seu portfólio, e passar a competir em um segmento que até então não tinha produtos, o de semipesados, atualmente dominado pela Mercedes Benz e MAN com a marca Volkswagem.
O novo chassi B270F começa a ser produzido exclusivamente na fábrica de Curitiba (PR) em setembro/2011 - na Suécia a empresa não faz esste tipo de veículo. A estimativa da Volvo é produzir 860 chassis B270F neste ano e elvar o volume para 1.600 unidades em 2012 , chegando a 3.000 em 2013. O diferencial do novo chassi, está no seu peso, 400 quilos menos que os modelos similares, o mais leve da categoria, além do tanque de combustível com capacidade para 300 litros. O modelo vem equipado com motor MWM International de 7.0 litros, seis cilindros, com injeção common rail e 260 cavalos de potência, suspensão com molas parabólicas nos eixos traseiros e dianteiros é uma exclusividade da marca neste segmento. A estrutura do chassi com longarina e travessas em escala, foi desenvolvido para facilitar o trabalho dos encarroçadores. Na dianteira e traseira os balanços são equilibrados para permitir a montagem de carrocerias de até 12,8 metros sem necessidade de alterar a distância entre-eixos original de 5,95 metros. A transmissão manual FSO 6406A é para ônibus rodoviários e FSB 6406B é mais indicada para aplicações urbanas e metropolitanas. 

 o mais leve da categoria
 MAN ANTECIPA LANÇAMENTO 
DA LINHA VOLKSBUS EURO 5
 VW 15.190 OD
 VW 26.330 OTA
 VW 18.330 OT
 Fábrica - vista aérea


A MAN Latin America, antecipa o lançamento da linha Volksbus 2012, na feira nacional de ônibus Transpúblico em São Paulo (SP). 

Pela primeira vez na América do Sul, produtos Volkswagem recebem motores MAN, que passam a ser montdos no Brasil em parceira com a MWM International. São os primeiros ônibus da marca Volkswagem a contar com motores Euro 5, já que em janeiro de 2012 entra em vigor a nova fase do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos, o Proconve P7.  Para cumprir as rígidas exigências do Proconve P7 (Euro 5), o foco é no desenvolvimento de sistemas de tratamento dos gases de escape.  Existem dois tipos de tecnologia disponíveis: o SCR-Selective Catalyst Reduction (Redução Catalítica Seletiva) e o EGR-Exhaust Gas Recirculation (Recirculação de Gases de Exaustão). Montados no Brasil pela MAN Latin America na fábrica da MWM em São Paulo (SP0, os motores MAN D08 equipam três dos oito modelos da nova linha de chassis.
Com um moderno motor Cummins ISF de 3,8 litros e sistema de pós-tratamento de emisões (SCR), o modelo VW 5.150 OD é ideal para o transporte escolar, turismo e auto-escola, como veículo para formação de condutores. O ônibus VW 8.160 OD é ideal para aplicações fretamento e urbana de média densidade, com carrocerias que podem chegar a 8 metros de comprimento, e conta com motor Cummins e sistema SCR.

Além do novo motor Cummins ISF de 3,8 litros, esse modelo oferece caixa de transmissão ZF 5S 420 com alavanca de câmbio posicionada diretamente sobre a transmissão, o que garange maior durabilidade e maior conforto aos motoristas.


No segmento de 9 toneladas, os modelos VW 9.160 OD e 9.160 OD Plus incorporam uma série de inovações. O motor Cummins ISF 3,8 litros e sistema de pós-tratamento de emissões SCR aliado à caixa de transmissão ZF 5S 420 de 5 marchas e as duas opções de eixo traseiro garantem ao veículo atríbutos como robustez, durabilidade e flexibilidade.

O modelo 9.160 OD conta com entre-eixos de 3.900mm, eixo traseiro Dana e PBT de 8.500kg. Na versão Plus o veículo conta com entre-eixos de 4.300mm, eixo traseiro Meritor e PBT de 9.200 kg

Os VW 15.190 OD e VW 17.230 OD destinados ao transporte urbano, operando como convencional, midibus ou fretamento de curtas e médias distâncias, é equipado com motor MAN D08 de 4 cilindros, sistema de injeção commom rail e tecnologia EGR, caixa de transmissão ZF 6S 1010 de 6 velocidades.  O modelo VW 17.230 OD também é oferecido na versão V-Tronic, equipado com transmissão automática.  Para as aplicações de fretamento e rodoviário de curta distância, bem como aplicações urbanas com alta demanda de passageiros, seja para piso normal ou mesmo piso baixo (low entry), o Volksbus 17.280 OT vem agora equipado com motor MAN D08 com 6,7 litros, 6 cilindros e 280 cavalos de potência, câmbio de 6 marchas com opção de câmbio automático e o V-Tronic transmissão  automatizada.  Para carrocerias de 13,2 metros - o modelo é oferecido com entre-eixo 6.000mm na versão urbana  ou entre-eixos 3.000mm para a aplicação fretamento, o que permite a instalação de bagageiro.

Aproveitando toda a sinergia de desenvolvimento entre a MAN Latin America e a Cummins, a opção rodoviária VW 18.330 OT vem equipada com motor Cummins ISL de 8,9 litros de 330 cavalos de potência, que trabalha com tecnologia SCR.

ARTICULADO - Com um protótipo apresentado em novembro de 2010 durante a feira Fetransrio no Rio de Janeiro (RJ), o Volksbus Articulado VW 26.330 OTA incorpora não  só as inovações tecnológicas comuns a todos os veículos de linha, mas inaugura um novo nicho de atuação para os chassis da marca.  Dotado de uma articulação leve, eficiente e de manutenção reduzida, com 18,6 metros de comprimento, leva um motor Cummins ISL de 8,9 litros e transmissão ZF Ecolife que permite a  programação de condições de rota de acordo com a aplicação.
 NOVOS ÔNIBUS NO AEROPORTO DE GUARULHOS

Dez veículos executivos renovam a frota do sistema Airport Bus Service, dentro de um pacote de melhorias implementadas nas linhas existentes.

10 novos ônibus foram entregues pela Pássaro Marrom (Consórcio Internorte) para o sistema Airport Bus Service, um serviço de linhas executivas de ônibus da EMTU (Empresa Metropolitanan de Transportes Urbanos do Estado de São Paulo) que liga o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, a seis diferenes destinos. 

Os novos veículos tem capacidade para 42 passageiros e possuem ar condicionado, motor traseiro ou central, suspensão pneumática ou mista, toalete a bordo, som ambiente, vidros fumês nas janelas laterais, bancos reclináveis, e Wi-Fi.

Informações sobre horários e roteiros pelo site
ou pelo telefone 0800-2853047 begin_of_the_skype_highlighting            0800-2853047      end_of_the_skype_highlighting.
 Intermunicipal Internorte Passaro Marron 37206 - Antes
Bussar Urbanuss Pluss
Foto de 2008  Leandro Machado de Castro
Passaro Marron 37206 - Atual
Irizar Century 370 MBB O-500RS ano 2011
 CRICIÚMA COMPRA 19 ÔNIBUS SCANIA

Adquirios pela Expresso Coletivo Forquilhinha, os veículos Scnaia encarroçados pela Comil, vão operar o principal trehco do município, a linha troncal que tem oito quilômetros de extensão.


A cidade de Criiúma, quinta maior do estado de Santa Catarina, acaba de acrescentar 19 unidades de ônibus Scania K2304X2 à sua frota. 

O sistema integrado de transporte coletivo de Criciúma foi inaugurado em setembro de 1996 e conta com três terminais (a Próspera, Centro e Pinheirinho), que recebem as linhas alimentadores e fazem redistribuição dos passageiros para outras linhas, a expressa ou a troncal, que interliga os três terminais.

A linha expressa opera nos horários de pico, interligando os terminais, sem parada intermediária, reduzindo assim o tempo de viagem entre os terminais. No corredor exclusivo para ônibus, ao longo da avenida Centenário, há 32 estações intermediárias de embarque.

O município de Criciuma é atendido atualmente por uma frota de 129 veículos (103 convencionais, 16 padron, 7 mineirinho e 3 articulados), que operam em 59 linhas (1 troncal, 2 expressas, 2 interbairro e 54 alimentoras).

Os novos ônibbus tem 13,4 metros de comprimentos, com capacidade para 33 passageiros sentados na configuração idealizada para a cidade, equipados com transmissão automática, suspensão pneumática, freio eletrônico EBS, ABS,e controle de tração.
 Biblioteca móvel da Itapemirim
 Translitoral investe em frota adaptada
Mais de 80% das viagens da empresa que atua no município do Guarujá (SP) utilizam ônibus que facilitam o transporte de pessoas com deficiência
Empresa adquiriu ônibus novos com chassi Mercedes Benz e carroceria Caio Induscar Apache Vip II
 Piracicabana 9717 - desativado
 Prefeitura de São Paulo 
volta a apostar em trólebus

A prefeitura de São Paulo, por intermédio da SPTrans, que responde pelo transporte público da cidade, planeja reestruturar o sistema de trólebus. Em dezembro de 2010, a SPTrans assumiu a rede aérea elétrica dos trólebus, que era de responsabilidade da Eletropaulo, e lançou em junho passado o edital para licitação para operação, manutenção e modernização da rede de trólebus de toda a capital paulista.

Os veículos são operados pelo Consórico Leste 4


 Busscar Urbanuss Pluss LF
Empresa: Himalaia
Marcopolo Paradiso G7 - Divulgação
Gontijo 14130
Scania K420
Marcopolo G6 Paradiso 1200
Foto: Techinibus
TECHNI BUS Nº 96
Ano 20 - Junho/Julho-2011
www.revistatechnibus.comn.br

Créditos:

Fotos:  TechniBus, Nerilton F. Ônibus, Leandro Machado de Castro, Samuel Tuzi, Rickão, Jefferson F

Texto original de Sônia Moraes (Revista TechniBus)
Texto resumido por João Manoel (Equipe LitoralBus)

A ética em primeiro lugar!
Fotografias de livre circulação,
desde que conceda ao autor os devidos créditos.

Postagem de João Manoel (Equipe Litoralbus)

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